Jornal Tribuna de Minas divulga encerramento do Ave, Palavra

Nelson de OliveiraEncontro entre Nelson de Oliveira e Laura Assis amanhã, 1º de dezembro, marca o encerramento do projeto

“Expoentes de uma década”

Para finalizar o ciclo de encontros do projeto “Ave, palavra”, a livraria A Terceira Margem traz à cidade neste sábado o escritor e organizador da obra que baseou a iniciativa, que, desde agosto, promoveu conversas com autores de destaque da literatura contemporânea brasileira. Nelson de Oliveira assina a antologia “Geração Zero Zero: fricções em rede” (2011), um mapeamento, com selo da Língua Geral, de autores e do que vem sendo publicado no terreno da ficção nos últimos anos.

Oliveira tem exercido papel fundamental na divulgação e promoção da literatura brasileira contemporânea, segundo a crítica Beatriz Resende. “Jogando sua rede de tempos em tempos, vai colhendo novos autores, especialmente os que praticam a prosa de ficção e se destacam dentre os que surgem. Assim, ao mesmo tempo em que desenvolve sua já premiada carreira como escritor, organiza antologias decisivas”, avalia Beatriz.

Na seleção dos 21 nomes que integram a lista – pinçados de uma relação de 150 -, entrou em cena um corte temporal: o lançamento no mundo editorial a partir dos anos 2000. Contudo, esse corte não corresponde a uma homogeneidade etária, embora muitos dos escritores estejam na casa dos 30 anos. Dois outros critérios teriam influído na escolha, a vida no espaço da web e o triunfo do estranhamento. “Há pelo menos um forte ponto de contato entre todos os autores: o bizarro”, elucida o próprio autor. “Esta não é uma seleção dos melhores contos da geração Zero Zero, mas dos melhores autores”, completa Oliveira.

Quatro dos 21 autores apontados pelo escritor – Ana Paula Maia, Carola Saavedra, Paulo Scott e Santiago Nazarian – estiveram na cidade ao lado de autores locais, para debater suas obras e o cenário literário contemporâneo. Luiz Ruffato, que abriu o “Ave, palavra” em agosto, também aparece em uma das antologias de Oliveira, porém, figurando entre os representantes da “geração 90”.

A poeta, mestre em literatura e professora Laura Assis será a representante local no encontro. Idealizadora e produtora editorial do selo Aquela Editora, Laura escreve no blog “Página 29”.

AVE, PALAVRA

Encontro com Nelson de Oliveira e Laura Assis

Neste sábado, às 15h, na livraria A Terceira Margem

(Galeria Pio X loja 127)

3216-7320

Fonte: Tribuna de Minas | Imagem: Germina Literatura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s