Apresentação

Estar fora dos grandes centros não significa estar por fora do centro dos acontecimentos. A literatura produzida hoje, chamada pela pesquisadora Beatriz Resende de “literatura do presente”, apesar de escrita hegemonicamente nas maiores capitais do país, desperta tanta, senão maior, atenção em outras geografias.

Múltipla em temáticas e estilos, a produção literária recente no país tem como ponto de contato entre seus criadores, segundo o escritor e pesquisador Nelson de Oliveira, o interesse pelo excêntrico, isto é, pelo absurdo da realidade cotidiana atual. Inspirado por esse olhar diverso e inquieto, surgiu o projeto Ave, Palavra – Encontros de Literatura Contemporânea, aprovado pelo edital Programação Cultural de Livrarias, do Ministério da Cultura, e patrocinado pelo Fundo Nacional de Cultura.

Assinado pela livraria A Terceria Margem, o evento anseia debater essa nova cena e provocar diálogos entre seus protagonistas. Além disso, com a convicção de que a leitura é o primeiro passo para a escrita, e confiante no poder libertário da palavra, o projeto, aberto ao público, oferece ainda oficinas de criação literária.

Ave, palavra!

2 Respostas para “Apresentação

  1. Grande projeto, inspiração sem tamanho! Um presente para Juiz de Fora e todos aqueles que são apaixonados por arte, em especial pela literatura. Parabéns pela iniciativa, pela persistência e pelas escolhas dos nomes que abrilhantam essa história, que, espero, não tenha fim! Brilhem, meninos, porque esse é o destino de todos os que abraçam o mundo das palavras com amor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s